sexta-feira, 25 de junho de 2010

«Determinada Determinação…»



Quem não gostaria de ter uma casa ou, mais ainda, de possuir um enorme e belíssimo Castelo? Pois temos esse tesouro mais perto do que poderíamos imaginar!
Santa Teresa de Jesus descobriu, por experiência autêntica, que a Alma do ser humano justo é tal como um castelo todo feito de diamantes reflectindo uma claridade brilhante e cristalina, composto de inúmeras peças ou moradas onde o próprio Deus encontra seus deleites.
A principal morada desse castelo da alma é a mais interior e central, onde há o mais íntimo encontro entre Deus e a pessoa. Infelizmente, muitos nem sabem que possuem uma alma.
Também é lamentável que tantos apenas conheçam a existência da alma humana apenas por ouvir falar. O exemplo da santa carmelita descalça incentiva a todos que se abram à graça divina para conhecer a própria alma, especialmente essas moradas onde Deus e a pessoa se encontram na intimidade da oração.
Pode ser que a vida de alguém esteja muito comprometida com as preocupações mundanas e que pareça muito difícil entrar na própria alma e começar uma vida de oração.
Pode ser que alguém tente começar a rezar e se veja envolvido em suas preocupações quotidianas ou até em seus pecados. E quando passamos pela primeira porta da alma, pode ser que algumas daquelas feras que encontramos lá fora tentem entrar connosco no castelo interior, mas já é vantagem entrar na protecção da alma. Em todas essas dificuldades, Santa Teresa de Jesus, nossa mãe no Carmelo, nos recomenda coragem espiritual. Para conhecer a vida de Deus na alma humana, é fundamental revestir-se de uma “determinada determinação” e não desistir enquanto não se chegar humildemente aonde é nossa vocação.

Sem comentários: