terça-feira, 12 de agosto de 2008

Beato Isidoro Bakanja - Mártir do Escapulário



O Beato Isidoro Bakanja (Bonkendela- Congo), entre 1880/1890– 15 de Agosto de 1909) foi um católico leigo mártir africano. Foi baptizado ainda adolescente, sendo o primeiro católico da sua região. Ainda criança foi obrigado a trabalhar como pedreiro ou nos campos. Converteu-se ao cristianismo em 1906. Recebeu o Escapulário e começou por fazer parte da "Família Carmelitana". Nutriu sempre uma especial devoção a Maria através do rosário e do Escapulário. Conhecido como Mártir do Escapulário. Zelosamente dedicado à difusão do cristianismo através da oração e de obras de caridade, recusou tirar o Escapulário, sendo, por isso, flagelado sem piedade. Enquanto trabalhava para os colonizadores em uma plantação em Ikili, foi proibido pelo patrão de catequizar os seus companheiros de trabalho que eram pagãos. No dia de 22 de Abril de 1909 o superintendente, depois de rasgar o Escapulário carmelita que Isidoro usava como testemunho visível da sua própria fé cristã, mandou açoitá-lo duramente até sangrar. Apesar das feridas causadas por este castigo, com fé suportava pacientemente e perdoava. Morreu, por consequência dos açoites, no dia 15 de Agosto, do mesmo ano. Morreu no dia 15 de Agosto de 1909, rezando pelo seu algoz. Foi beatificado por João Paulo II no dia 24 de Abril de 1994 durante a Assembleia Especial para a África.

ORAÇÃO: Senhor nosso Deus, fonte e origem de toda a vida, que destes a força do vosso Espírito ao bem-aventurado jovem mártir Beato Isidoro Bakanja para que no martírio proclamasse o amor pelo Escapulário e a fidelidade do perdão, concedei-nos, por sua intercessão, viver sempre fieis à vossa Igreja e a descobrir em cada acontecimento da vida a força e a protecção de Maria nossa Mãe.

1 comentário:

Edimar Fernando disse...

Muito bom saber da existência de vocês e que vocês gostam do Beato isidoro Bakanja. Sou Frade Carmelita Brasileiro e me interesso muito pela vida dele.