terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Os filhos da avareza



Quem toma a dianteira dá o exemplo.

«Era uma vez uma tribo berbere que vivia na montanha. Chamava-se Beni Shahih, que significa «Filhos da Avareza». De facto, todos os membros da tribo eram conhecidos pela sua sovinice. Os viajantes que iam repousar àquela aldeia sabiam de antemão que recebiam apenas uma malga de leite misturado com água.
Um dia, um jovem daquela tribo, cansado da tradição cultural do seu povo, propôs-se libertar a aldeia da fama da avareza. Reflectiu longamente e teve uma ideia.
No dia de mercado, colocou-se no centro da praça. Dirigiu-se, em alta voz, a todos os presentes com estas palavras: «É vergonhoso que todos nos considerem forretas. Temos de mudar e dar aos de fora uma prova de generosidade e de hospitalidade.»
As suas palavras agradaram aos ouvintes e todos lhe perguntaram o que deviam fazer.
O jovem disse:
– Cada um de nós, amanhã de manhã, trará um litro de leite. Encheremos a cisterna. Assim, cada viajante que passar por aqui poderá alimentar-se bem, em vez de beber apenas água.
A notícia circulou de casa em casa e cada qual tratou de exceder a generosidade dos outros. Encheram vasilhas de dois litros. Mas, sem dizer nada a ninguém, cada um encheu as vasilhas com água e não com leite, como tinham combinado, porque pensaram: «Numa cisterna cheia de leite, ninguém notará que coloquei água.»
Na manhã seguinte, toda a aldeia estava junto da cisterna, que continuava seca, pois ninguém queria ser o primeiro a deitar o líquido.
Um homem mais ousado, insinuou:
– Desconfio que as vossas vasilhas estão cheias de água.
Os outros replicaram:
– E nós suspeitamos que também o teu só tem água.
Todos começaram a rir. Perceberam como é difícil mudar o carácter de um povo quando não seguem os passos de quem ousou inovar».

[Fábula árabe]

Sem comentários: