quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Preparar o presépio!

«Em muitas famílias, seguindo uma bela e consolidada tradição, começa-se a preparar o presépio, quase como para reviver, junto com Maria, esses dias de trepidação que precederam o nascimento de Jesus. Construir o presépio em casa pode reve¬lar-se um modo simples, mas eficaz, de apresentar a fé e transmiti-la aos próprios filhos»
[Papa Bento XVI]



Natal é sinónimo de união, é sinal de um Amor que nos centra numa gruta de Belém e nos convida a olhar para esta ditosa noite com toda a ternura…
A comunidade Carmelita de Viana do Castelo lançou a iniciativa aos grupos existentes na comunidade. A diligência é a de dinamizar a construção de um presépio num lugar dentro do convento.
Cada presépio esta a ser pensado por cada grupo e será construído ao longo do Advento. Ao pensá-lo e ao executá-lo celebraremos o momento em que o Divino Mistério toca toda a humanidade no amor de Maria, silêncio de José, no caminho dos reis magos, no anúncio da estrela, na pobreza...
Não importa se o presépio que estamos a fazer é de papel, plástico, trapos, vidro, lata, papel, se é pequeno ou grande… o que realmente importa é que cada presépio reúne-nos ao redor do que é essencial nesta quadra. O que importa é que ao pensá-lo e ao executá-lo dá-mos lugar ao encontro com Ele, valorizando o essencial da vivência cristã do tempo de Advento e Natal. Reúne-nos para que entremos nesta maravilhosa gruta e alegremente celebremos a vinda deste príncipe da paz que quer fazer morada em nós…
Que continuemos a preparar a sua vinda! Que nos centremos no presépio, num presépio que anuncia um menino que vem até nós para ser presença no meio das nossas vidas em cada novo dia!
O grupo Kanimambo aqui vos deixa alguns momentos alegres da execução do presépio… Ele vem a caminho…








Sem comentários: