quarta-feira, 8 de abril de 2009

A História da saia da Rosinha


A Rosinha é a menina mais pequenina deste Orfanato, tem 4 anos é muito carinhosa e gosta muito de miminhos, como pràticamente, todas as crianças….
A poucos dias, da minha chegada à Missão de São Roque, na altura da distribuição das tarefas diárias, pela Irmã Vitória às crianças, como é habitual ser feito, após o mata bichar, surge a Rosinha com uma saia axadrezado vermelho e elástico na cintura, mas com um grande rasgão, que não dava para remendar de modo algum, pois o tecido estava todo gasto, quase transparente…aí a Colaboradora Emília, deu-lhe um rasgão e inutilizou a saia da Rosinha, para ela, não pensar mais na mesma, pois não havia hipótese alguma, de fazer o quer que fosse àquela saia e só por isso, pois outras peças de vestuário têm sido alteradas, costuradas com tal perícia, que depois as crianças pensam tratar-se de outra peça de vestuário….mas a da Rosinha não tinha hipótese alguma, pois aquilo era tudo menos uma saia, já era um trapo….mas aquele trapo, para a Rosinha era a sua saia axadrezada, que ela muito amava…..aí, a Rosinha chorou muito, pois a D. Emília, tinha destruído o seu “tesouro”, a sua saia axadrezada vermelha…..
Depois de alguma conversa e miminhos a Rosinha lá aceitou, com a promessa, de que iria receber uma saia novinha, feita pela D. Emília….
A referida saia, surgiu dos restos de umas pernas de umas calças de ganga, que foram transformadas em calções e de uns restos, de umas outras, de uma azul mais claro…. que eu via a mesma, a transformar-se e aí, fiquei estupefacta, pois a saia estava linda, linda, digna de uma boutique de crianças….
Aí eu pensei, como é bom ter o dom de saber transformar restos de tecidos, em peças de vestuário tão bonitas….
PARABÉNS Emília, a Rosinha vai ficar radiante com a saia, feita de restos de tecidos….
Aqui, vai a saia, feita de restos e tecidos….digam lá, parece feita de restos de tecidos?!....às 22 horas….
Reparei também, que, já havia outras, terem sido transformadas em saias, completamente novas….eu, ajudei a desmanchar algumas, para a Emília transformar em novas peças, pois eu só cheguei à Missão há dias….e ainda estava, a adaptar-me à rotina diária.
Com muito carinho, por todos quantos, ajudam estas crianças a serem mais felizes, por tão pouco!...
[Laura Vaz - LMCD - Missão de São Roque- 28-02-09]

Sem comentários: