domingo, 26 de abril de 2009

«Considerai o êxito da sua carreira e imitai a sua fé»

A canonização possui um significado especial para os carmelitas, como foi apontado pelo Santo Padre, Papa Bento XVI:

«Em particular saúdo os Carmelitas, a quem um dia se prendeu o olhar e o coração deste militar crente, vendo neles o hábito da Santíssima Virgem e no qual depois ele próprio se amortalhou. Ao desejar a abundância dos dons do Céu para todos os peregrinos e devotos de São Nuno, deixo-lhes este apelo: "Considerai o êxito da sua carreira e imitai a sua fé'"».

sábado, 25 de abril de 2009

III Domingo da Páscoa

terça-feira, 21 de abril de 2009

Caminhada ao Monte do Castelo

«Eu por ti...»


1. Eu por ti, acertaria o meu passo ao teu caminhar.
Eu por ti, o teu problema arcaria sobre mim
e abraçaria o horizonte
que trazes dentro do teu olhar.

Eu por ti, buscar-te-ia no mar da tua solidão.
Eu por ti, te encontraria no grito dos teus porquês,
não pensando às minhas decisões
e aos meus critérios se falas tu...

Eu por ti, palpitaria pelos teus desejos.
Eu por ti, daria voz às tuas mil razões.
Eu por ti, eu por ti,perder-me-ia no teu pranto,
cantaria o teu próprio canto,
que esta força em mim,
deixaria a ti primeiro
colher a flor do meu jardim.

2. Eu por ti, faria ecoar no meu peito a voz da tua dor.
Eu por ti, suportaria a tua fragilidade
e ancorar-te-ia à minha mãos
e fosses arrastado na maré...

Eu por ti, faria minha a angústia que vive em ti.
Eu por ti, entregaria os meus trunfos à tua mão;
e por ti sentiria a saudade
pelo fragor da terra que deixaste...

[Gen Rosso - Original - “Vorrei”
Letra: V. Ciprì - Música: G. Balduzzi - B. Enderle]

segunda-feira, 20 de abril de 2009

P. Saverio Cannistrà, novo Geral da OCD

«Sentia que Deus me empurrava e que abraçando-me
a vós podia fiar-me de Deus»

Que Nossa Senhora do Carmo, nossa mãe, o proteja, ilumine e anime na sua nova tarefa. http://www.carmelitaniscalzi.com/capitulo/index.php?Seccion=vernoticia&Id=44

domingo, 19 de abril de 2009

III ENCONTRO DAS MISSÕES CARMELITAS

O III Encontro dos Amigos das Missões Carmelitas realizou-se nos dias 18 e 19 de Abril de 2009, na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima. Este encontro teve como lema: «Ai de mim se não evangelizar!» [1 Cor 9, 16]. Contou com a participação do P. Jorge Amaro, Missionário da Consolata, que durante o Sábado nos ajudou a reflectir sobre os desafios da missão nos nossos dias, à luz do grande evangelizador que foi São Paulo. Estiveram presentes neste encontro todos aqueles que cooperam com aos diferentes projectos missionários em curso dinamizados pela Ordem dos Carmelitas Descalços. Dias passados em espírito de comunhão fraterna que serviram para lembrar e incutir ainda mais o espírito missionário que deve existir na nossa vida, oportunidade para nos animarmos e cimentarmos projectos. A partilha de uns com os outros teve, como resultado natural, o desejo de levar impelidos pelo Espírito Santo, a Boa Nova do Evangelho a outros. Continuaremos juntos a descobrir caminhos de identidade como LMCD, o valor da vida humana e consequentemente o valor de todas as acções a que somos chamados... Como carmelitas a partilha de todos é alicerçada pelo valor da oração, desafiando-nos a abrirmos o coração ao diálogo com Deus neste mundo missionário. Aqui vos deixamos retratados alguns ápices deste III encontro.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

90.º Capítulo Geral


Hoje dia 17 de Abril, é o dia da abertura oficial do Capítulo Geral da nossa Ordem, que decorrerá até ao próximo dia 8 de Maio em Fátima. «Para vós nasci» É o tema do 90º Capítulo Geral. Que tal como a Santa Madre Teresa de Jesus saibamos ser Carmelitas no mundo com a força do Espírito Santo, nascendo em cada novo dia para os nossos irmãos e para Deus. Tenhamos presente na nossa oração o bom êxito deste 90.º Capitulo.

Actualizações constantes em: http://www.carmelitasdescalzos.com/capitulo

quinta-feira, 16 de abril de 2009

II Domingo da Páscoa

terça-feira, 14 de abril de 2009

Notícias de São Roque



Hoje tive que viir a Maputo e foi uma Aventura e tanto!...o Geep se atulou na areia 3 vezes, isto logo pelas 6h da manhã, perto da casa dos padres em CATEMBE, parecia que estava no Paris Dakar!....foi o máximo....mas como sempre aparecem anjos da guarda e nos safaram....e lá apanhámos o frry boot para Maputo, chego ao banco e resolvo o assunto....venho aos correios e net nada.....estive mais de 15' à espera que viésse, depois a pen não entrava....isto hoje está a ser uma AVENTURA e tanto....
Aqui vão pormenores da nossa Igreja na Missão, completamente renovada pela Emília, eu ajudei na feitura do 2º cortinado e no recorte e aplicação de 9 dos medalhões da capulana....mas isso não foi nada com todo o trabalho da Emília.....
As calças dos meninos e as capulanas e lencinhos das meninas, foi ela que ofereceu, eu ajudei a fazer, colocando elásticos, fitas no fundo das calças e fazendo picas, para duplicar as calças.....mas o trabalho maior foi da Emília, sem dúvida....
O meu Projecto APRENDER/FAZENDO, começou ontem e vai ser feito pelas 37 crianças....das 6 classes....
Vou ter que ter muita paciência, pois manusear a agulha, fazer baínhas e outras coisas, certinhas, pois uma baínha tem que ser certa e não torta....mas vamos conseguir....

Bjs e abraços de saudades da irmã, Mãe e AMIGA
Laura Vaz

domingo, 12 de abril de 2009

A marca que deixamos nos outros

João, quando criança à menor provocação e contrariedade tinha um carácter muito furioso, irreflectido. Toda a gente desaprovava os seus actos e até mesmo o pequeno João se sentia envergonhado quando não conseguia controlar a sua ira apesar de muito se esforçar para não repetir os seus actos.
Certo dia na catequese o catequista ficou impávido e orgulhoso do pequeno João, quando se dirigiu a um dos amigos e pediu-lhe desculpa. O catequista pegou numa folha de papel e entregou a João pedindo-lhe:
- João, amassa-a, amassa esta folha com toda a tua força, com toda a tua energia, faz dela o que quiseres… no fim quero que ela volte a ficar igual tal como eu te entreguei.
João por mais que se esforça-se não conseguiu deixar a folha tal como o catequista a tinha entregado. O papel ficou amarrotado, com muitos vincos, bem tentou alisar com todos os objectos que encontrava mas nada a fazia regressar ao estado inicial.
O catequista, vendo o esforço do João, com um olhar terno e enternecedor abeirou-se dele e retorquiu:
- Sabes João, jamais essa pequena folha ficará igual, o coração e cada pessoa é como esse papel. As marcas que nas pessoas deixamos em consequência dos nossos actos são tão difíceis de por vezes dilacerar…

III Encontro dos Amigos das Missões Carmelitas


«Ai de mim se não evangelizar!»
[1 Cor 9, 16]

III Encontro dos Amigos das Missões Carmelitas
18 e 19 de Abril de 2009 Casa Nossa Senhora das Dores Fátima

http://missoes.carmelitas.pt/noticias/noticias.php

Domingo de Páscoa: Ressuscitou!

sábado, 11 de abril de 2009

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta-feira Santa: O caminho da Dor

«Contempla o Senhor que diante de ti, pende do madeiro da Cruz. Ele está aí porque veio ao mundo, não para fazer a sua vontade, mas a do Pai, e foi obediente até à morte. Se queres ser amigo do Crucificado faz a vontade de Deus. Diante de ti, O Redentor pende da Cruz pobre e nu porque escolheu a pobreza.

[Edith Stein]

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ADORAÇÃO | QUINTA-FEIRA SANTA

«A minha alma está numa tristeza de morte,
ficai aqui e vigiai Comigo»

Quinta-feira Santa: Celebração da Ceia do Senhor

quarta-feira, 8 de abril de 2009

A História da saia da Rosinha


A Rosinha é a menina mais pequenina deste Orfanato, tem 4 anos é muito carinhosa e gosta muito de miminhos, como pràticamente, todas as crianças….
A poucos dias, da minha chegada à Missão de São Roque, na altura da distribuição das tarefas diárias, pela Irmã Vitória às crianças, como é habitual ser feito, após o mata bichar, surge a Rosinha com uma saia axadrezado vermelho e elástico na cintura, mas com um grande rasgão, que não dava para remendar de modo algum, pois o tecido estava todo gasto, quase transparente…aí a Colaboradora Emília, deu-lhe um rasgão e inutilizou a saia da Rosinha, para ela, não pensar mais na mesma, pois não havia hipótese alguma, de fazer o quer que fosse àquela saia e só por isso, pois outras peças de vestuário têm sido alteradas, costuradas com tal perícia, que depois as crianças pensam tratar-se de outra peça de vestuário….mas a da Rosinha não tinha hipótese alguma, pois aquilo era tudo menos uma saia, já era um trapo….mas aquele trapo, para a Rosinha era a sua saia axadrezada, que ela muito amava…..aí, a Rosinha chorou muito, pois a D. Emília, tinha destruído o seu “tesouro”, a sua saia axadrezada vermelha…..
Depois de alguma conversa e miminhos a Rosinha lá aceitou, com a promessa, de que iria receber uma saia novinha, feita pela D. Emília….
A referida saia, surgiu dos restos de umas pernas de umas calças de ganga, que foram transformadas em calções e de uns restos, de umas outras, de uma azul mais claro…. que eu via a mesma, a transformar-se e aí, fiquei estupefacta, pois a saia estava linda, linda, digna de uma boutique de crianças….
Aí eu pensei, como é bom ter o dom de saber transformar restos de tecidos, em peças de vestuário tão bonitas….
PARABÉNS Emília, a Rosinha vai ficar radiante com a saia, feita de restos de tecidos….
Aqui, vai a saia, feita de restos e tecidos….digam lá, parece feita de restos de tecidos?!....às 22 horas….
Reparei também, que, já havia outras, terem sido transformadas em saias, completamente novas….eu, ajudei a desmanchar algumas, para a Emília transformar em novas peças, pois eu só cheguei à Missão há dias….e ainda estava, a adaptar-me à rotina diária.
Com muito carinho, por todos quantos, ajudam estas crianças a serem mais felizes, por tão pouco!...
[Laura Vaz - LMCD - Missão de São Roque- 28-02-09]

BOM DIA, MEU JESUS!




Bom dia Meu Jesus
Pela Luz que nos ilumina
Pelo sol que nos aquece
Pelas Flores que enfeitam nossos campos, jardins e casas…
Pela Chuva, que rega nossos campos
Pela trovoada, que desperta as nascentes
Pelas estrelas, que enfeitam o céu e nos mostram as constelações
Pelas crianças, que são o nosso Futuro….
Por todo o “Homem”, para que ele seja exemplo
Para as gerações vindouras!...
Por todos os nossos formadores
Pelos nossos pais, filhos e netos!...
OBRIGADA SENHOR, por teu AMOR!....
ABBA PAI!

Laura Vaz - 29.02.09
Missão de São Roque - Maputo - Moçambique

terça-feira, 7 de abril de 2009

NUN'ÁLVARES PEREIRA


«Que auréola te cerca?
É a espada que, volteando,
faz que o ar alto perca
seu azul negro e brando.

Mas que espada é que, erguida,
faz esse halo no céu?
É Excalibur, a ungida,
que o Rei Artur te deu.

'Sperança consumada,
S. Portugal em ser,
ergue a luz da tua espada
para a estrada se ver! »
[Fernando Pessoa, in “Mensagem”]

sexta-feira, 3 de abril de 2009

DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR


Meditação do poema de São João da Cruz, o Pastorinho
Um Pastorinho, só, está penando,
privado de prazer e de contento,
posto na pastorinha o pensamento,
seu peito de amor ferido, pranteando.

Não chora por tê-lo o amor chagado,
pois não lhe pena o ver-se assim dorido,
embora o coração esteja ferido,
mas chora por pensar que é esquecido.

Que só o pensar que está esquecido
por sua bela pastora, é dor tamanha,
que se deixa maltratar em terra estranha,
seu peito por amor mui dolorido.

E disse o Pastorinho: Ai, desditado!
de quem do meu amor se faz ausente
e não quer gozar de mim presente,
seu peito por amor tão magoado!

Passado tempo em árvore subido
ali seus belos braços alargou,
e preso a eles o Pastor se ficou,
seu peito por amor mui dolorido.

quarta-feira, 1 de abril de 2009