segunda-feira, 12 de abril de 2010

Crónica do IV Encontro dos Amigos das Missões Carmelitas



Nos dias 10 e 11 de Abril de 2010, na Domus Carmel, em Fátima, realizou-se o IV Encontro dos Amigos das Missões Carmelitas com o tema: "Alarga novos horizontes da Missão". Este encontro começou com recepção aos leigos e amigos, que o tempo e a distância não nos faz estar presentes tantas vezes. Após os abraços, e um momento de oração, tivemos o privilégio de conhecer o Pe. Fernando Simões, Missionário da Boa Nova. Já se encontra em Portugal há 10 anos. Esteve em Moçambique desde 71. O Pe. Fernando Simões, de uma forma alegre e muito divertida, contou a sua experiência em terras de missão. Transmitiu-nos que todo o Ser tem que agir e viver com afectividade para sermos e podermos fazer alguém feliz. Referiu que ninguém é missionário porque quer, ninguém se envia. É Deus que envia. A Honestidade e a humildade, fazem parte da fórmula que um missionário deve ter junto ao seu conhecimento da vida religiosa para poder evangelizar. È tudo um conjunto de coisas que vão crescendo em nós e com as quais aprendemos para podermos cumprir a nossa missão. Que assimilemos com o apóstolo São Paulo, “que o amor de Cristo nos impele”, porque ser missionário é uma questão de atitude!
Da parte da tarde o Américo Lisboa Azevedo, um escritor, que nasceu com paralisia cerebral, veio até nós para dar o seu testemunho, testemunho com o qual nos deliciamos, e em silêncio o ouvimos atentamente. A sua história é uma grande lição de vida, um Cristo vivo, presente em nós. Sente-se enviado, sente-se missionário e em cada novo dia leva a grandeza de descobrir Jesus Cristo aos outros. Contou-nos como descobriu Jesus na sua vida. E como esta descoberta, este terreno fértil o faz anunciar este Cristo vivo e ressuscitado. Mostrou-nos uma realidade diferente. Fez-nos ver, sentir e repensar no valor que depositamos na mediocridade dos nossos problemas. Deus deu-lhe algumas limitações, mas deu-lhe a missão de viver e a missão de transmitir ao mundo que todos têm o direito de viver com o amor de Cristo nos corações. Como o Américo nos disse “eu sou um instrumento de Deus” e sim, naquela tarde aquele amigo encheu-nos o Coração de amor, de esperança. Transpareceu a sua fé e amor por Deus e contagiou-nos com a sua força. O Américo é Ele e a sua própria circunstância de vida. Deixou-se Amar e convidou-nos nesta tarde a amar… È feliz quando nos transmite este tesouro que é Deus. Estar com ele, ouvi-lo foi para todos nós uma graça! Na mesa da eucaristia finalizando esta tarde fortalecemos laços com Ele e com os irmãos.
Quer na noite de Sábado quer na manhã de Domingo, ouvimos os testemunhos missionários, de quem esteve presente na Missão de São Roque, Moçambique. A Laura, Emília e os nossos amigos espanhóis, Moisés e Marta. Trouxeram consigo os seus belos testemunhos, notícias das crianças do orfanato e partilharam connosco e com os padrinhos das mesmas o dia-a-dia delas, assistimos à visualização de filmes e fotografias vivemos um pouquinho daquele “mundo” que permanece em nós. Sentimos a imensidão daquela força da natureza a majestosa e maravilhosa alegria de ser missionário nas nossas missões carmelitas. O Frei Joaquim, Artur, Verónica e a Annabel, apresentaram as contas e novos projectos missionários. Na Eucaristia do Domingo II da Páscoa, finalizamos com grande alegria este encontro com a certeza de que para o ano estaremos no V encontro. Até lá, continuaremos vivos numa Igreja que chama. Que nos convida à Missão.

[Márcia Silva I Jovem Missionária Carmelita Grupo kanimambo - Viana do Castelo]

Sem comentários: