sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Padroeira das Missões


Santa Teresa do Menino Jesus foi proclamada padroeira principal de todos os missionários e de todas as missões existentes, com São Francisco Xavier, a 14 de Dezembro de 1927, pelo Papa Pio XI.

A padroeira das missões lembra-nos o valor dos “pequenos nadas” e demonstra-nos os benefícios de aceitarmos os nossos limites e assumir a nossa pequenez, sem nos envergonharmos da nossa humanidade. A sua vida retrata a grandiosidade do seu amor a Deus através da simplicidade.

A grande missão de Santa Teresinha é conduzir as pessoas até Deus, dando-lhes a conhecer o seu amor incondicional e fazê-las senhor o quanto são amadas por Ele e, desse modo, reunir com o coração o maior número de filhos junto do Pai.

O conceito de missão é assim ampliado, levando-nos a compreender que, pela oração, também nos podemos tornar missionários. A oração permite-nos uma comunicação mais próxima com Deus, transmite-nos força e esperança e alerta-nos para a presença de Deus nos acontecimentos da nossa vida. É, no fundo, o sustento da acção missionária.

Assim, também para Santa Teresinha o Amor é o fundamental em tudo, encerrando todas as vocações. Um coração desprendido dos bens terrenos e cristalizado no Amor e na simplicidade, à semelhança dos mais pequeninos.

Quando Jesus, no Pentecostes, envia aos discípulos o Espírito Santo, não lhes dá uma lei exterior mas uma lei interior, que não está escrita na pedra, mas sim nos corações.

Santa Teresinha expressou tantas vezes que havia chegado a um ponto em que não poderia mais sofrer, pois o amor suplantara a sua dor. Também nós!

Santa Teresinha, nas palavras de Pio X, “a maior Santa dos tempos modernos”, deu corpo ao texto do Evangelho, transformando-o em propósitos para a vida actual. Paulo VI quis que a mensagem de Santa Teresa de Lisieux se expusesse de acordo com as necessidades do nosso tempo. Trilhar o “caminho da infância espiritual”, senhor a filiação divina do Amor e a consequente confiança filial, eleva-nos aos braços de Deus, vivendo com simplicidade e confiança na Providência, um profundo sentido

da dignidade de todo o ser humano e da fraternidade entre os homens. Missionar em Amor através do mundo, das realidades criadas por Deus, da serenidade e do optimismo.

in Outubro Missionário 2010

- Itinerário de vida e de missão para as comunidades cristãs

Sem comentários: