terça-feira, 27 de janeiro de 2009

«Este é o meu Filho bem amado: escutai-O»


«Todos os bens vos enviei pelo Verbo, meu Filho. Fixai os olhos nele, nele só; nele vos revelei todas as coisas, nele encontrareis mais do que tudo o que podereis desejar e pedir. Aspirais a palavras, revelações ou visões que não são mais do que fragmentos da verdade; dela encontrareis a manifestação total em Jesus. Ele é toda a minha palavra, toda a minha resposta; toda a visão minha, toda a revelação minha. Ao vo-lo dar como irmão, mestre, companheiro, resgate e recompensa, respondi a todos os vossos rogos, tudo vos revelei. No Tabor o meu espírito pousou sobre ele e eu disse: Este é o meu Filho bem-amado em quem pus todas as minhas complacências, escutai-o. Não procureis, pois, novas doutrinas, não soliciteis outras respostas. Se outrora falei, foi para prometer o Cristo; se os meus servidores me interrogavam, as suas perguntas ligavam-se à expectativa, à esperança do Cristo.

Quererdes interrogar-me actualmente e receber respostas minhas seria declarardes-vos insatisfeitos com Cristo e gravemente ofender o meu filho bem-amado. Esta fecunda fonte de todos os bens atenderá todos os vossos desejos; vinde a ela a dessedentar-vos, que dela tirareis todas as graças das revelações e mais numerosas ainda. Desejai, de facto, uma palavra de consolação? Contemplai o meu Filho obediente e triste até à morte, por amor de mim, e vereis que de consoladoras respostas ele vos dará. Quereis conhecer a explicação das coisas ocultas e os mistérios dos acontecimentos futuros? Olhai-o e nele descobrireis os segredos misteriosos e os tesouros da divina sabedoria, conforme o testemunho do Apóstolo. “Nele se encerram todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus” [Coloss., II, 3].»
[S. João da Cruz]

Sem comentários: