sábado, 7 de março de 2009

«Dá-me o teu coração, ama-me como és»

«Eu, teu Deus, conheço a tua miséria, os combates e as tribulações da tua alma, a fraqueza e as enfermidades do teu corpo; conheço a tua frouxidão, os teus pecados, as tuas falhas; mesmo assim, eu te digo: ‘Dá-me o teu coração, ama-me como és’. Se esperas ser perfeito para te entregares ao amor, nunca me amarás.Embora tornes a cair muitas vezes nessas faltas que desejarias nunca conhecer, em cada instante e em qualquer situação em que te encontres, no fervor ou na aridez, na felicidade ou na infelicidade, ama-me tal como és.
Em ti, até amo a própria fraqueza. Amo o amor dos pobres. Não são as virtudes que eu te peço; e, se eu te as concedesse, tão fraco como és, em breve se lhes juntaria o amor-próprio. Não te perturbes com isso. Poderia destinar-te para grandes coisas. Ama as pessoas, é o suficiente!
O amor te levará a fazer tudo o resto, sem que penses nisso; procura apenas preencher o momento presente com o teu amor.
Hoje, estou à porta do teu coração, como um mendigo. Bato e espero; apresa-te a abrir-me a porta, não alegues a tua miséria. Se tu conhecesses perfeitamente a tua indigência, morrerias de dor. A única coisa que poderia ferir-me seria ver-te duvidar e perder a confiança. Quando tiveres de sofrer, dar-te-ei a força necessária.
Não esperes ser perfeito para te entregares ao amor, senão, nunca amarás.»
[Autor desconhecido]

1 comentário:

Ana Salema disse...

Maravilhoso este poema! É fantástico como reproduz o quanto Deus nos ama...