terça-feira, 11 de novembro de 2008

Jovens, não tenhais medo de ser santos!


Nome: Emília Machado
Localidade: São João da Madeira


1- Sois missionárias? O vosso coração missionário é grande? Grande como?

Sim claro… Apesar do coração humano ser pequenino, o amor que ele gera unida ao coração do Pai é grande. Espero dar este amor a conhecer a todos os que se cruzarem comigo.

2- O que é para cada uma de vós ser missionária?
É estar disponível para partir, para poder estar ao lado do que sofre.

3- Como nasceu em vós o desejo de ir para a Missão de S. Roque?
Foi através dum convite de um missionário leigo que se encontra a fazer a preparação do Diaconado Permanente, o Valentim, carmelita secular, casado e pai de três filhos. No dia 13 de Outubro ía dar catequese e o Valentim pergunta-me: «Olhe precisamos com urgência de ajudar a missão de S. Roque, enviando missionários para lá. Respondi: é para já, para logo, ou para amanhã? Ficou estático, agarrou-se ao balcão e perguntou-me: Esta a falar a verdade? – Sim estou. Segui o meu caminho até à sala da catequese. No dia seguinte diz-me: Olhe sempre é verdade que quer dar a sua ajuda na missão de São Roque? Sim, é verdade. Por isso eis-me aqui! Obrigada Valentim.

4- O que vos move ir para terras de Missão?
Eu diria que é quase uma necessidade de estar com aqueles que nada tem e precisam de ser ouvidos, para que sejamos a voz de quem não tem voz.

5- Qual vai ser o vosso trabalho na Missão de S. Roque?Tanto quanto sei é dar continuidade ao trabalho desenvolvido à Missão. Ajudar quer na presença física quer na ajuda monetária, social, moral…

6- Uma vez que a Emília já esteve em terras de Missão, quais as dificuldades que enfrentam os missionários em terras de Missão?
Oh! São imensas… disponibilidade das pessoas para trabalhar, enfrentar as necessidades daquele povo que nada tem, ter que gerir as muitas injustiças sociais que sofrem sem poderem e não saberem a quem se devem queixar. O missionário sofre, sofre muito quando não consegue ajudar tanto quanto gostaria. O seu trabalho é uma gota perdida no imenso oceano da corrupção, da mentira e da desigualdade!

7- Que palavras deixam aos jovens kanimambo?Deixo-vos uma pequena carta…
Queridos Jovens Kanimambos, foi com grande alegria, que nos encontramos no passado dia 10 de Novembro pelas 21H no Espaço E, do Convento do Carmo em Viana do Castelo.
Ao ver o grupo que sois, alegres, simples acreditai que vos acolhi em mim. Gostei muito de todos vós, sois realmente um grupo de jovens missionários com letra maiúscula. Gostei muito, quando um de vós após a oração da capela, veio abraçar-me e segredou-me com todo o carinho: felicidades, podia ser minha avo!.. Sorri… os olhos do Jovem brilhavam de felicidade. Respondi-lhe: vou preparar o terreno para tu mais tarde dares continuidade…
Termino com uma frase de João Paulo II num dos encontros Mundiais da Juventude:
«Jovens, sede Jovens. Jovens, sede bons!» E eu acrescentaria… Jovens não tenhais medo de ser Santos!
Beijinhos da titi Milinha

Sem comentários: