terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

«...Quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus»



«Deixa que os mortos sepultem os seus mortos.
Quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus» [Lucas 9,60]

O discípulo queria enterrar o seu pai. Não está escrito «Honra teu pai e tua mãe»? O funeral não é a última honra concedida a quem nos pôs no mundo? Dir-se-ia que as palavras ásperas de Jesus chocam pela falta de sensibilidade humana. O profeta de Nazaré anuncia uma mudança radical. O reino de Deus subverte a sociedade e os seus hábitos, mesmo nas suas práticas mais sagradas. Jesus violou o repouso do sábado, que no entanto tinha sido ordenado por Deus. A este discípulo que O quer seguir, exige que renuncie à vida arrumada que levava, que vá ao ponto de desobedecer ao mandamento divino de honrar o seu pai e a sua mãe.
Seremos capazes de seguir Jesus até esse extremo? Porque haveríamos de o fazer, em nome de quem? Proclamar o reino de Deus é criticar o situacionismo, em palavras e em actos. Se Deus deve reinar, é porque aquilo que reina actualmente – a nossa rotina e mesmo as nossas devoções – nos distanciam de Deus e da felicidade que Ele promete, em Jesus.
Aceitar uma palavra dura é consentir na revisão total da nossa vida. Seguir Jesus, é renunciar a uma vida normal, mediana e, de certa maneira, morta. Os mortos enterram os seus mortos. Os discípulos de Jesus anunciam a vida que nos transtorna, que vem de Deus e nos surpreende. A escolha é nossa.

[Rodolfo Felices Luna - Biblista (Universidade de Sherbrooke, Canadá)]

Sem comentários: