sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

«Uma Estranha Luz»

Havia, no meio de um bosque, uma aldeia onde aconteceu algo de estranho que a todos maravilhou. Numa noite de intenso nevoeiro, em que não se via o chão que se pisava, chegou um caminhante a dizer que uma estranha luz tinha ido adiante dele, indicando-lhe o caminho para não se perder. 

Uma noite, voltou a acontecer o mesmo. Uma jovem tinha-se perdido enquanto andava á lenha no bosque e não encontrava o caminho do regresso. De repente, viu uma pequena luz que se movia adiante dela. Seguiu-a e, graças a ela, conseguiu regressar à aldeia. 
As pessoas não sabiam que pensar de tudo isto. Uns diziam que tudo era fruto da imaginação. Outros diziam que era bruxaria. Alguns deslocaram-se ao bosque e procuraram, mas não encontraram nada. Mas, fosse o que fosse, não havia dúvida que aquela estranha luz não era perigosa. 
Num frio dia de Inverno caiu de repente uma tempestade de neve tão grande que deixou a aldeia incomunicável. 
Uma criança, que era pastora, ficou bloqueada na montanha. Por mais esforços que fizessem para ir buscar, foi impossível. A neve estava tão alta, que não se podia dar um passo sem se ficar enterrado até à cintura. Caiu a noite e todos temiam que a criança morresse de frio. 
Na manhã seguinte, quando a neve estava mais sólida, toda a aldeia foi à sua procura. Depois de muito buscar, encontraram-na enrolada e adormecida no buraco de uma velha árvore. Era um milagre o facto de não ter morrido congelada. 
Quando a criança acordou, contou uma história incrível. Disse – lhes que uma misteriosa luz a tinha guiado até ao buraco da árvore, para que se refugiasse no interior. E ali descobriu que aquela luz não era senão um pequeno pirilampo. Ele ficou ali toda a noite dando-lhe com a sua luz um calor tão agradável que adormeceu. 
Todos ficaram assombrados com o que ouviram. Então procuraram o pirilampo no buraco da árvore, mas infelizmente encontraram-no morto a um canto. Tinha gasto toda a sua maravilhosa energia para salvar a criança. 
Pegaram no pequeno pirilampo e levaram-no para a praça da aldeia, onde lhe ergueram um monumento. Actualmente, quem visita a aldeia pode encontrar ali uma luz sempre a brilhar e uma placa onde se pode ler: «A um pirilampo que utilizou a sua luz para fazer o bem entre nós».

Sem comentários: