quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Santa Teresinha, Padroeira das Missões


“Na manhã do dia 8 de Setembro, senti-me inundada por um rio de paz. E foi nessa paz «superior a todo o sentimento», que pronunciei os meus santos votos... Quantas graças não pedi nesse dia!... Sentia-me verdadeiramente Rainha, por isso, aproveitava o meu título para libertar os cativos, para obter favores do Rei para com os seus súbditos ingratos, enfim, queria libertar todas as almas do Purgatório e converter os pecadores... Ofereci-me a Jesus, para que Ele cumpra perfeitamente em mim a sua vontade, sem que as criaturas jamais se oponham...” (Ms A 76v).

Introdução
Teresa do Menino Jesus desde a sua subida aos altares e ao Padroado universal das missões, juntamente com S. Francisco Xavier, é digníssima porta-voz do apostolado missionário de todo o Cristão. Ela ora, sacrifica-se pela santificação dos sacerdotes e missionários e pela salvação de todos. Refere a sua confidente e irmã Celina, que Teresinha estimava a vida religiosa, sobretudo, como um remédio para salvar almas. Pensou mesmo fazer-se religiosa das Missões estrangeiras para poder satisfazer essa ânsia. Mas a esperança de salvar mais almas por meio da oração e o sacrifício levou-a a fechar-se no Carmelo.
Desde a sua entrada no Carmelo (a Arca Santa) a sua sorte seria a da pombinha de Noé. É ela mesma a falar: “um dia o Senhor abriria a janela da Arca e dir-me-ia para voar para muito longe, muito longe, até às regiões infiéis, levando comigo o raminho de oliveira.
Este pensamento... fez crescer a minha alma, fez-me pairar acima de todas as criaturas”.
Teresa do Menino Jesus esteve mesmo disposta a ir para Hanoi, respondendo desta maneira a um convite que as Irmãs Carmelitas daquele convento tinham feito ao Carmelo de Lisieux. Isto só não
se realizou devido à sua doença, mas mesmo assim, Teresa fez uma novena ao Venerável Teófanos Venard implorando a sua cura completa para ir até à China. Mas esta novena foi o ponto de partida
de um período de maior gravidade. Santa Teresinha não chegou a ir até a Hanoi, devido ao seu corpo enfermo, mas o seu espírito voava até lá.

[Do Guião Outubro Missionário 2011]

Sem comentários: